Já ouviu falar em aplicativo com PUSH?

Já ouviu falar em aplicativo com PUSH?

Atualmente devido à transformação digital que os meios de comunicação estão passando, é essencial que as rádios estejam presentes em praticamente todas as plataformas possíveis. 

Afinal, o ouvinte dispõe de inúmeros dispositivos para se mantar online, pense bem se alguém sai de casa sem o celular? Logo para seguir essa tendência, o rádio precisa chegar até o seu público e inovar, isto é, não ficar apenas com a utilização da antena.

E quando falamos em tecnologias voltadas para a rádio, não podemos deixar de falar do aplicativo e claro, da ferramenta de PUSH.

Por meio do aplicativo as rádios estão conseguindo estar ainda mais presentes no dia-a-dia dos seus ouvintes. Pois, independente do dispositivo ou do horário, seja ao acordar, no caminho do trabalho, durante o expediente, o ouvinte consegue ouvir a programação do rádio pelo aplicativo instalado em seu aparelho móvel.

Apesar da tarefa de construir um aplicativo do zero não pareça simples, há empresas especializadas nesse seguimento que disponibilizam o aplicativo pronto e já publicado nas lojas para seus clientes, contendo o streaming e já sendo personalizado.

Basta assim, apenas o ouvinte fazer o download do aplicativo. Além disso, há uma solução que chama atenção dos radialistas quanto o assunto é esse, o PUSH. Ainda não sabe do que estamos falando? Continue a leitura e veja os benefícios dessa solução.

O que é o envio de PUSH?

Literalmente falando e traduzindo a expressão “PUSH”, quer dizer empurrar. Logo, o PUSH no aplicativo da rádio nada mais é que uma mensagem instantânea, tipo um SMS, enviado – empurrado – para os usuários que já fizeram o download do respectivo aplicativo. 

O intuito primordial aqui é engajar o público. E para isso, há inúmeros conteúdos que podem ser enviados através do PUSH. Sem contar que não possui limite de envio, ou seja, você pode impactar o ouvinte diversas vezes e com diferentes assuntos.

Pensando nisso, confira algumas dicas de como utilizar o PUSH no aplicativo da rádio e impulsionar o engajamento dos ouvintes.

Ações promocionais pelo PUSH

Uma ideia interessante ao utilizar o PUSH é ao anunciar promoções. Pense assim, o ouvinte receberá através do PUSH, de forma instantânea, um determinado código. Só receberão aqueles que têm o aplicativo da Rádio instalado. 

E que com esse código promocional recebido ele pode, por exemplo, ligar na rádio, falar o código e ganhar um brinde. 

Ou seja, você promoverá maior interação do ouvinte com sua rádio e fará com que ele não queira desinstalar o app.  

Anunciantes

Poderá utilizar o PUSH para favorecer os seus anunciantes. Como? Envie promoções e propagandas dos seus anunciantes por meio do app, e claro, é uma forma de você, radialista lucrar mais, pois poderá oferecer o PUSH como um complemento no pacote para quem investe na sua rádio. 

Um exemplo interessante seria de um restaurante, que em determinado dia faz uma promoção de entrega grátis. A rádio, através do aplicativo, poderá enviar a mensagem instantânea avisando os ouvintes.

Notícias

Outra forma de aplicar o PUSH na rotina da rádio é quando o assunto são notícias de primeira mão. Aliás, a rádio é considerada por muitos como um dos meios de comunicação com maior credibilidade. 

Dessa forma, pode incluir na estratégia da rádio, o envio de notícias locais e regionais, além de comunicados importantes por meio do envio de PUSH.

Esporte

Não podíamos deixar de fora o envio de PUSH durante eventos esportivos. Ainda mais na terra do futebol. Então, que tal aplicar o PUSH no decorrer do jogo? Poderá enviar mensagens avisando quando um gol for feito, por exemplo. 

E posteriormente, informar o placar final. E até mesmo a classificação atual da tabela de pontos. Os torcedores de plantão vão gostar, concorda?

Aplicativo da rádio

Caso esteja se perguntando, mas a rádio ainda não tem um aplicativo desenvolvido e publicado nas lojas, o que fazer? Se sua rádio ainda não possui um app, confira essas dicas para a implementação.

Busque por desenvolvedores de aplicativo conceituados, verifique a localização da empresa, se possui CNPJ ativo, há quanto tempo está no mercado e observe os outros aplicativos desenvolvidos por ela. Tudo isso para resguardar o investimento da sua rádio. Até porque, os sistemas operacionais dos celulares, no caso iOS e Android sofrem atualizações frequentes. Tais atualizações precisam ser acompanhadas pelo desenvolvedor do app.  

Além disso, tenha em mãos o contrato do aplicativo. Ou seja, exija um documento contendo os direitos e deveres de ambas as partes, bem como todas as informações sobre o app.

E invista em um aplicativo que seja iOS e Android. Pois, por exemplo, ele for publicado apenas como iOS, os ouvintes que possuem dispositivos Android não conseguirão baixar o aplicativo, e consequentemente não poderão acompanhar a programação da rádio e muito menos receber o PUSH.

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Stream.

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