Investimentos e sistemas para o microempreendedor

by redator 0 Comments
Investimentos e sistemas para o microempreendedor
design thinking

Apesar do país estar passando por uma forte crise financeira, o comércio geralmente apresenta bons resultados e ajuda a manter a sustentação da economia.

Às vezes, o setor apresenta queda na produtividade, porém isso logo é compensado por datas comemorativas e períodos de festas temáticas, como natal, carnaval, etc.

Algumas pessoas enxergam, no comércio, a chance de realizar o sonho de se tornar um pequeno empreendedor e ter autonomia. Dedicar-se exclusivamente ao crescimento do seu negócio e atingir novas metas e captar novos clientes, e como o esperado, ter o retorno financeiro tão sonhado.

Embora seja bom ter o próprio negócio e trabalhar pelo seu crescimento, é um sonho que exige bastante dedicação até que sejam alcançados os primeiros resultados, frutos de um trabalho árduo e intenso.

Porém, além da dedicação para crescimento do negócio, também estão inclusas algumas responsabilidades ao pequeno empresário, que devem ser cumpridas regularmente para que seu comércio tenha o direito de funcionar, sem que haja problemas com as autoridades.

Dentre as responsabilidades gerais dos empresários, podemos citar:

  • Pagamento de impostos;
  • Contratação de funcionários sob o que a lei exige;
  • Pagamento dos direitos aos funcionários, se demitidos;
  • Responsabilidades com a qualidade do produto vendido.

Dentre outras, destacamos o Módulo fiscal eletrônico ceará, essa é uma das formas mais eficazes de controle de contas e ganhos de uma empresa por parte do governo. É o mesmo modelo para todo o país e veio em substituição da impressora fiscal MFE.

Com o módulo fiscal, todas as informações cadastradas chegam ao SEFAZ, (Secretaria de Estado da Fazenda), podendo o governo realizar o controle regular de gastos e ganhos das empresas.

Essas são algumas das mais importantes para que o comércio tenha bons resultados e siga funcionando sem impedimentos ou dificuldades com a justiça.

O que fazer para se tornar um microempreendedor

No Brasil, é categorizado como microempreendedor quem está cadastrado como MEI.

O empreendedor individual, ou microempreendedor é aquele que trabalha por conta própria e tem um limite de faturamento, caso os lucros ultrapassem esse limite, o empresário deverá ser enquadrado em uma categoria diferente, além de não ter participação societária em nenhuma outra empresa.

Para se tornar um MEI, basta acessar a página do governo federal e realizar o cadastro. A formalização nessa categoria tem a vantagem de ser bem simples e rápida, pois todos os passos são realizados no ambiente virtual.

Para realizar o cadastro, basta ter em mãos os documentos pessoais como: RG, CPF, comprovante de residência, além da declaração de imposto de renda, além dos contatos residenciais para realizar o cadastro.

Tecnologias para facilitar o dia a dia do empreendedor

Depois de realizar a regularização e categorização de seu negócio, ele está legalmente apto para o funcionamento e você poderá operar sem que haja problemas com o governo. Sendo assim, sua dedicação precisará está voltada para o trabalho.

Mas além de muito trabalho, um negócio próprio demanda muita organização para que nenhum problema aconteça no dia a dia por falta de organização. Cadastro de mercadorias, informações de funcionários, tudo precisa estar sob controle, e como fazer isso?

O Sistema de gestão empresarial é uma das formas mais indicadas de manter o controle do seu negócio, entrada e saída de mercadorias, dinheiro e funcionários, tudo sob controle para uma gestão equilibrada e organizada de seu negócio.

Empresas de tecnologia desenvolveram softwares de gestão empresarial para todos os tipos de empresas. o ERP, (Enterprise Resource Planning), é um dos sistemas mais conhecidos e utilizados no mundo.

O ERP pode ser utilizado desde grandes indústrias até como sistema para loja de roupas. Em qualquer situação, com esse sistema, é possível realizar o controle de vendas, estoques, transações realizadas, processamentos de pedidos, dentre outros.

O controle de um empreendimento, mesmo que pequeno, é primordial para que o negócio tenha sucesso e se desenvolva. Sem organização, qualquer empreendedor terá muito mais dificuldade de desenvolver e controlar o seu negócio.

Quando se abre qualquer tipo de negócio, é necessário realizar investimentos em estruturas e criar um ambiente próprio para o atendimento ao cliente.

A Camisa polo para uniforme para caracterizar funcionários de uma empresa, além de fazer divulgação de uma empresa, também é um importante investimento, além de sistemas de informação, principalmente quando a clientela é frequente e o consumo é alto, como em supermercados,

Outro investimento importante para quem deseja abrir um comércio de supermercados é a compra de checkout mercado. Esse item é imprescindível para ajudar a estruturar negócios em supermercado e oferecer praticidade à clientela.

Seja qual for o seu negócio, não deixe de investir e logo você terá os resultados.