Ferramentas fundamentais para sua empresa

Ferramentas fundamentais para sua empresa

Na empresa, nos ambientes de escritório possuem algumas características que podem ser encontradas na maioria dos departamentos, são essas ferramentas que fazer a diferença.

Mesas devidamente posicionadas, computadores que substituíram as máquinas de escrever, e alguns poucos telefones fixos, mais por comodidade do que por necessidade.

Os celulares já são, em sua grande maioria, um computador de bolso, tamanha as tarefas que podem ser realizadas com ele, bastando ter acesso à internet.

E mesmo sem internet, os chamados smartphones permitem a redação de um texto, que pode ser enviada posteriormente.

Nada substitui um bom café

Há alguns itens que ainda não foram substituídos, mas aprimorados. Um bom café pode ser preparado à beira de um fogão, na cozinha adaptada de um escritório.

Mas muito mais comum nos dias de hoje, é possível encontrar uma máquina automática de café, que fica à disposição de todos, bastando a inserção de uma moeda. Até mesmo isto as empresas conseguiram terceirizar.

O lado positivo é que a oferta aumentou, pois estas máquinas oferecem além do simples café puro, outros tipos de bebidas, como cappuccinos, achocolatados e derivados.

O que ainda não encontrou um substituto à altura, apesar dos esforços de pesquisadores e desenvolvedores de equipamentos para escritório, foram os carimbos.

A almofada para carimbo ainda pode ser encontrada em diversas instituições públicas e cartórios civis.

Como os documentos de papel ainda são necessários, para comprovar a compra de uma casa, ou uma união civil, o carimbo é usado para dar autenticidade, em conjunto com a assinatura de um profissional responsável.

Até mesmo as impressoras se readaptaram aos ambientes de trabalho. Por ser um equipamento sensível, e precisar de reposição de tinta constantemente, empreendedores enxergaram uma oportunidade e apresentaram a terceirização de impressão, fornecendo equipamentos de última geração e manutenção imediata, quando solicitada.

Este tipo de contrato garantiu às empresas uma redução de custos e menos uma preocupação quando um problema aparece. Além disso, outros benefícios que podem ser destacados neste tipo de serviço oferecido pelas empresas são:

  • atualização conforme avanço da tecnologia aplicada;
  • redução de custos com a compra de equipamentos;
  • despejo de resíduos sólidos de maneira correta;
  • programas dedicados para a impressão de documentos.

A empresa que oferece este tipo de serviço tem uma equipe de assistência técnica especializada, que fica disponível a partir do momento da assinatura do contrato.

Os custos com passivos também diminui, pois a substituição das máquinas pode ser realizada de acordo com a atualização da tecnologia empregada nos equipamentos.

Outra grande vantagem, que transforma a empresa que contrata este tipo de serviço em um amigo do meio ambiente, é a logística reversa empregada na substituição dos cartuchos.

Anteriormente, estes produtos não tinham mais utilidade e iam para os aterros sanitários comuns, prejudicando lençóis freáticos, poluindo rios e lagos.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, atualmente, os cartuchos retornam para os fabricantes, que reutilizam todas as peças possíveis, sem despejar na natureza, e ainda economizando na matéria-prima disponibilizada.

Preocupação com funcionário e prioridades

A tecnologia permitiu que muitos equipamentos fossem substituídos, facilitando, e muito, a vida daqueles que trabalham em escritórios, com documentos e carimbos.

Mas a mão de obra especializada, os funcionários, isto ainda não foi substituído, e nem será. A humanidade precisa do contato com outro ser humano, e não serão as máquinas que permitirão uma interação simpática, como o sorriso de um atendente, ou os conselhos de um médico ou advogado.

Para que as prioridades não se sobreponham à ganância de pessoas más intencionadas, é preciso aplicar uma gestão empresarial, que faça com que todos se sintam confortáveis em suas tarefas diárias.

E isto deve ser notado desde a recepcionista, passando pela equipe responsável pela limpeza, até a diretoria. Todos devem estar concentrados em um único objetivo, que é a felicidade profissional, não importando qual o nível de escolaridade ou classe social.

Todos devem entender sobre a importância em todo o processo de funcionamento de uma empresa, e ser devidamente remunerados para tal.

Isto deve ser percebido logo nas entrevistas, que são realizadas por uma equipe dos recursos humanos, e investir no potencial de cada funcionário.

As prioridades devem ser claras e objetivas, como atendimento diferenciado, com qualidade e eficiência, e a realização de serviços de acordo com a capacidade de cada um. E tudo isto pode ser conversado ao redor de uma mesa, com um bom café à disposição.