Conheça equipamentos de controle de acesso simples para academias

Conheça equipamentos de controle de acesso simples para academias

Atualmente, é muito difícil se deparar com um estabelecimento que não possua um sistema de controle de acesso.

Este procedimento se trata do gerenciamento do fluxo de pessoas em áreas internas ou restritas que são destinadas somente a pessoas autorizadas.

Essa estratégia visa garantir maior nível de segurança e de proteção, tantos das pessoas, como dos bens pessoas e/ou patrimoniais.

São muito utilizados em condomínios, em instituições de ensino (geralmente do setor privado), empresas de qualquer segmento e diferentes portes, em estádios, em eventos, dentre outros.

A importância da segurança em academias

Os sistemas podem ser físicos, por meios mecânicos ou por meios tecnológicos. E o controle pode ser aplicado das seguintes formas:

  • Por pessoas (como guardas, seguranças ou recepcionistas);
  • Com fechaduras e chaves;
  • Com o cartão magnético da pessoa que deseja entrar;
  • Com o cartão de acesso de funcionários;
  • Por meio de catracas;
  • Pelo cadastramento biométrico;
  • Por senhas ou códigos numéricos pessoais;
  • Por terminal de reconhecimento facial.

A implantação de catraca eletrônica para academia se tornou um requisito e item fundamental para a composição desse tipo de estabelecimento.

Essa catraca para academia, tem a função principal de controlar o acesso dos alunos no ambiente. Para identificá-los, é necessário o cadastramento com um cartão de acesso, pela biometria ou por uma senha pessoal.

Com um sistema interligado às matrículas, a catraca verifica se o aluno está regularmente matriculado, se está frequentando a academia de tênis no horário contratado e se os exames médicos estão em dia.

Além disso, tem também a função de restringir a entrada de pessoas não autorizadas. Essa restrição tem dois objetivos:

  • Servir como método de segurança e assegurar que só adentre na academia pessoas inscritas no local, proibindo algum cidadão mal-intencionado;
  • Coibir a entrada de alunos inadimplentes, ou seja, que estão com as mensalidades em débito, portanto, o pagamento não está em dia.

O acesso pela biometria reforça a segurança, em ambos os casos, de que só a pessoa matriculada e cadastrada no sistema terá acesso ao local.

Isso porque não é possível compartilhar a digital pessoal, ao contrário de cartões e senhas. Os funcionários da academia, também conseguem autorizar e liberar a entrada de pessoas impedidas pelo sistema.

Estas que também registram esse tipo de informação. Entretanto, além dessas técnicas de segurança, coibição e restrição, esse equipamento eletrônico pode auxiliar no faturamento da academia.

A catraca, através da memória ou de um software, produz um relatório da movimentação diária e registra no sistema.

Dessa forma, torna possível acompanhar a frequência dos alunos, identificando aqueles ausentes há algum tempo.

Com esses dados, os funcionários ou o proprietário da academia, podem promover ações, promocionais ou não, para atrair a atenção e resultar no retorno desse aluno aos treinos e/ou as aulas.

O uso de uma catraca eletrônica para academia, garante o controle de acesso eficiente dos alunos, evitando a entrada de pessoas não matriculadas.

Ou com pendências junto à academia e possibilita ações de marketing direcionadas a alunos ausentes, por exemplo.

O uso de torniquetes para manter o controle

Outra forma de garantir o acesso ou fluxo de pessoas em locais privados ou público, é por meio do uso do torniquete para controle de acesso.

Trata-se de uma estrutura robusta e totalmente fechada, que tem a intenção de se apresentar como uma barreira física total, entre o ambiente externo e o ambiente interno.

Além de controlar o acesso de pessoas ao local interno (previamente cadastradas ou autorizadas por algum funcionário responsável).

O torniquete pode apresentar uma funcionalidade operacional, organizando a entrada a partir de uma fila e em um por um, através do movimento de giro do equipamento.

Evitando aglomerações, confusão entre as pessoas e riscos de acidentes. E obedecendo a ordem de chegada para o acesso no local restrito.

Esse tipo de catraca apresenta características rentáveis às empresas, que optam por sua aplicação por serem de baixo custo, atribuindo um bom custo-benefício.

Além disso, são altamente resistentes e duráveis por, geralmente, serem fabricadas em aço inoxidável e, dessa maneira, atribuindo a garantia de vários anos de vida-útil da estrutura.

O torniquete no quesito estético, não é o mais recomendado aos ambientes (exatamente por sua robustez).

Entretanto, para soluções de controle de acesso de forma rápida, são muito indicados.

Por apresentarem grande facilidade em sua instalação, quesito que pode ser averiguado em suas manutenções também, por exemplo.