Distribuição de uniformes deve ser feita pela empresa

by redator 0 Comments
Distribuição de uniformes deve ser feita pela empresa

A uniformização dos funcionários de uma empresa é muito importante para todos os envolvidos. A identificação visual, por meio de uniformes, é uma forma de manter todos em um mesmo patamar de importância, dedicando um ponto que é a vestimenta como igualitária para aqueles que fazem parte do quadro de colaboradores.

Ao mesmo tempo, é preciso identificar quais as roupas mais apropriadas para cada tipo de tarefa realizada dentro de uma empresa.

Muitos serviços demandam características próprias, como os uniformes utilizados dentro de um hospital. Ou então por empresas que prestam serviços para instalação de rede elétrica ou os pedreiros presentes dentro de um canteiro de obras.

É preciso uma pesquisa prévia e verificar as normas regulamentadoras que indicam as vestimentas mais apropriadas para cada situação profissional ou tarefa a ser executada em um ambiente de trabalho.

Segmentos utilizam uniformes diferentes

As lanchonetes e restaurantes diferenciam seus funcionários pelos uniformes, até mesmo para melhor identificação dos clientes, que podem solicitar a ajuda de um garçom por causa de sua roupa. Além disso, podemos encontrar pessoas uniformizadas em outros lugares, como

  • Clubes sociais;
  • Equipes esportivas;
  • Associações;
  • Instituições escolares.

Para cada tipo de empreendimento é preciso adequar o melhor uniforme, com os tecidos apropriados e as cores da empresa que representa. Os cortes e as composições também mudam, podendo contar com mais de uma peça sobreposta, para garantir a segurança do trabalhador.

Dentro das plantas fabris, os uniformes industrial são distribuídos aos funcionários logo na contratação, pois a segurança do trabalho determina uma vestimenta apropriada para o ambiente em que atua.

As linhas de produção da indústria farmacêutica são completamente diferentes de uma em que são produzidos veículos, por exemplo. Logo, os uniformes utilizam tecidos adequados para cada ambiente e assim devem ser produzidos.

Fábricas de uniformes também produzem vestimentas que podem ser encontradas em lojas especializadas, com vitrines e mostruários que atendem às necessidades de uma empresa.

Basta verificar o caimento em manequins masculinos e femininos e solicitar adequações, como aplicação de estampas, com a marca empresarial e o tecido apropriado para as tarefas que os funcionários irão realizar.

Modelos de uniformes atendem necessidades de funcionários

A segurança dos funcionários também está relacionada à vestimenta que usam no dia a dia do trabalho, como profissionais que trabalham com maquinário pesado ou em oficinas, onde a presença de graxa é constante.

Muitas fábricas realizam adaptações de modelos de camisas de brim para uniformes de funcionários que trabalham nesse setor. É uma forma de garantir a resistência do tecido com o conforto necessário para o trabalho diário em um ambiente industrial.

Por outro lado, hotéis, pousadas, resorts e estabelecimentos comerciais em localidades quentes, como o litoral, preferem oferecer aos funcionários mais comodidade na vestimenta, empregando tecidos leves e recortes mais apropriados para o ambiente de trabalho.

Sendo assim, é muito comum encontrar trabalhadores utilizando uma camiseta leve e uma bermuda uniforme com o logo do estabelecimento comercial. As tendências variam para outros segmentos, como carteiros e entregadores de empresas privadas.

A oferta de uniformes para os funcionários é um processo que deve ser discutido ao longo do tempo, para que a frase “vestir a camisa da empresa” seja literal e benéfica para todos.

Tecnologia na administração e no empacotamento

A entrega de um uniforme para um funcionário deve ser realizada desde o primeiro dia de trabalho, para que possa se identificar como parte da equipe. Esse trabalho está relacionado ao departamento de recursos humanos, a partir da assinatura do contrato entre as partes.

Para garantir a saúde do empregado e preservar a vida, de uma forma geral, o uniforme deve ser novo, higienizado e entregue em uma blister embalagem a vácuo, desenvolvida para manter a integridade do produto.

A partir do momento da entrega, a responsabilidade do uniforme passa a ser do funcionário, que pode solicitar a troca das peças a partir de um determinado período, conforme o uso e a qualidade do tecido.

O empacotamento é realizado em um ambiente controlado, assim como a distribuição de uniformes é administrado por uma equipe que mantém o controle utilizando programas específicos dedicados ao estoque.

A integração de comunicação entre fornecedores e clientes utiliza soluções totvs, uma ferramenta tecnológica que controla a prestação de serviços em diferentes níveis, controlando de maneira adequada a distribuição de uniformes para os funcionários.

O emprego de tecnologia dentro de um ambiente de trabalho é tão importante quanto a uniformização dos funcionários. É preciso entender que cada situação remete a uma oportunidade, com diversas finalidades e soluções que mais se adequam ao empreendimento comercial ou industrial.