Diferenças básicas de SEO e SEM

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Diferenças básicas de SEO e SEM

Uma empresa bem posicionada nos mecanismos de buscas pode se transformar em uma mina de ouro, basta utilizar o SEO e o SEM.

Por conta disso, cada vez mais empreendedores investem em SEO (search engine optimization ou otimização de mecanismos de busca, em português).

A ideia é se destacar em relação aos concorrentes, e, consequentemente, melhorar as vendas.

Entretanto, quem começa a pesquisar a respeito da técnica e sobre como colocá-la em prática costuma se deparar com um termo semelhante:

SEM, search engine marketing, ou marketing de mecanismos de busca, em tradução livre. Novamente, a ideia é se destacar perante aos concorrentes nas redes, de modo a alavancar mais vendas.

Porém, por mais que ambas as técnicas sejam semelhantes, elas têm as suas diferenças. Compreender tais diferenças é fundamental para empregá-las corretamente.

Assim, se você tem dificuldades em distingui-las, continue lendo este artigo e aprenda mais a respeito de ambas as tecnicas de posicionamento e qual é o papel de cada uma.

O que é SEO?

Para entender o que é seo, é preciso levar em conta o que acontece todos os dias na internet.

Além de acessar redes sociais, quem tem acesso à web costuma fazer buscas em mecanismos como Google e Yahoo, normalmente atrás de alguma informação.

Quando se pensa nessa ação em uma escala global, verifica-se que são feitas milhões de consultas diárias nesses sites e determinadas pesquisas em números mais constantes.

Por conta disso, o seo marketing pode facilmente converter-se em uma mina de ouro para um estabelecimento.

Afinal, você pode empregar técnicas para que, quando um a pessoa procura por um produto ou serviço semelhante ao que você oferece, você seja a primeira página com a qual ela tem contato.

Consequentemente, as chances de que ela feche uma compra com você são grandes.

Além disso, estar presente nos primeiros resultados dos mecanismos de busca também é uma forma de divulgar a marca.

Afinal, isso gera trafego online e, da mesma forma brand awareness (ou consciência de marca).

Deste modo, o público saberá que você existe e que ele pode contar com você para solucionar problemas ou adquirir produtos.

Como o SEO é feito?

Nenhum mecanismo de busca revela exatamente quais critérios são levados em consideração para calcular a relevância de um site – e, consequentemente, a posição da página nos resultados das buscas.

No entanto, por meio de estudos e pela própria prática dos profissionais que atuam na área, há certas ações que são tidas como positivas para a melhora do posicionamento.

São elas:

  • Produção de conteúdo de qualidade;

  • Otimização de páginas de acordo com palavras-chaves adequadas;

  • Link building;

  • Web design otimizado para os mecanismos de buscas.

Quando essas características estão presentes em uma página, os algoritmos entendem que ela tem uma boa reputação, o que se traduz em posições mais altas nos mecanismos de buscas.

Vale ressaltar que a otimização de mecanismos de busca é um projeto que visa o médio e longo prazos.

O que é SEM?

Além dessa técnica, muitas pessoas que buscam maneiras de fazer seu negócio crescer na internet se deparam com o search engine marketing sem.

Nesse caso, trata-se de uma técnica mais ampla, que inclui os mecanismos de busca como um todo, enquanto a search engine optimization visa apenas uma parcela deles.

Na prática, isso significa que o marketing de mecanismos de buscas pode usar um investimento financeiro para melhorar a colocação de uma página nos resultados – o que, por sua vez, os transforma em anúncios.

Enquanto isso, a otimização trabalha apenas com o chamado ranqueamento orgânico – ou seja, feito apenas com a manipulação dos fatores de ranqueamento, sem investir qualquer valor.

Como o SEM é feito?

Normalmente, os próprios mecanismos de buscas oferecem plataformas para quem está disposto a pagar para conquistar uma posição privilegiada nos resultados.

Entre as diversas ferramentas disponíveis, a mais conhecida é o Google Adwords.

Como o próprio nome indica, com esse serviço é possível investir para que uma página seja destacada nas buscas por um termo específico, com um custo baseado nos cliques ou nas exibições.

Contudo, isso não significa que não haja critérios de ranqueamento específicos quando se trata de anúncios. Nesse cenário, também há uma competição de relevância entre os anunciantes.

Portanto, é preciso contar com um profissional que realize esse trabalho de análise.

FONTES: