Dicas para montar um restaurante de sucesso

Dicas para montar um restaurante de sucesso

Um dos mercados que mais vem chamando a atenção é a dos bares e restaurantes, cada vez mais as pessoas têm menos tempo para cozinhar, por isso, acabam adicionando um bar ou restaurante à rotina, a fim de economizar tempo e adquirir una comida de qualidade.

Segundo alguns dados o as refeições fora de casa aumentaram em 140% nos últimos dez anos.

Assim, para alcançar o sucesso, é necessário atentar-se a detalhes como toalha de mesa, utensílios e decoração atrativa, bem como oferecer aos clientes uma boa diversidade de cardápio, com diferentes tipos de pratos para atender a todos os gostos.

Também é importante lembrar que, dependendo do tipo do restaurante, é importante pensar se ele será self-service, prato feito, se servirá apenas porções e lanches, etc.

Para abrir um restaurante, é preciso ir além dessas pequenas dicas, antes de tudo, deve-se pensar em um plano de trabalho com diversos itens:

  • Planejamento orçamentário;
  • Gastos com funcionários;
  • Aquisição de equipamentos;
  • Estabelecimento de objetivos.

Planejamento passo a passo

Antes de escolher qual guardanapo de papel será utilizado, por exemplo, é importante seguir alguns detalhes para a efetivação do plano de um restaurante.

Para começar a montar um estabelecimento como esse, é necessário um planejamento adequado que atenda todos os princípios e demandas desse empreendimento, dessa forma, esse planejamento tem alguns pontos que devem ser seguidos. Confira-os a seguir.

1. Escolha do local

O ponto é um dos aspectos mais importantes para o empreendimento, assim, é preciso verificar qual o bairro e a região mais adequada para colocar seu empreendimento na rua.

Cada bairro tem uma identidade, uma forma e um sentido, e por causa disso, é preciso planejar conforme essas características. Para definir o local, é preciso fazer uma pesquisa dos hábitos de consumo e também dos moradores da região.

Também é preciso verificar os empreendimentos próximos, como academias, escolas, universidades e outros. Isso ajuda a definir também o tipo de restaurante.

2. Tipos de restaurante

É preciso verificar se o local onde será inaugurado o restaurante possibilita estabelecimento de culinárias específicas, ou então de pratos mais populares. Com isso, também ajuda na definição de avental personalizado e da decoração.

3. Estude a viabilidade

Antes de começar a investir, é importante fazer um estudo completo de viabilidade, de modo a identificar quanto será investido e quanto será o retorno previsto. É importante também a precificação e a montagem do cardápio.

Outros pontos do planejamento do restaurante

Depois disso tudo, é necessário criar a estrutura do restaurante, pensar na decoração, nos equipamentos como fogão, freezer, lava louça compacta e muitos outros.

Assim, temos outros pontos a verificar. Veja-os abaixo.

1. Atendimento

Possuir uma equipe bem alinhada é de suma importância para o desenvolvimento de um ambiente agradável. Dessa forma, é de grande importância treinamentos e diversas formas de capacitação no time, de modo a criar experiências ímpares aos clientes.

2. Fornecedores

Os fornecedores são os maiores parceiros dos empreendedores, pois eles se tornam a fonte principal do seu restaurante, que é os alimentos. Por isso que é de suma importância procurar fornecedores adequados e confiáveis para que os alimentos fiquem sempre frescos.

3. Ambientes do restaurante

A decoração, o design e o espaço são ideais para a formação de um lugar agradável e que corresponda a proposta do seu restaurante. Assim, o guardanapo decorado de papel, os quadros e as cores devem corresponder a isso.

Se o local for de comida rápida, é importante usar cores bastante fortes, pois despertam a fome e o sentimento de urgência. Em restaurantes mais acolhedores, é importante o uso de cores mais claras como verdes ou azuis.

É importante atentar-se para o local e a disposição das mesas, para que os garçons consigam se movimentar ao redor das mesas e a passagem seja facilitada.

As mesas precisam ser limpas, possuir jogo americano, temperos para uso à gosto e assim por diante. Por último, e mais importante, deve haver o uso dos equipamentos para cozinha industrial, sendo:

  • Fogão industrial;
  • Bancadas em inox;
  • Equipamentos para administração;
  • Utensílios para o salão.

Com todos os processos, é possível fazer um restaurante de sucesso, afinal, cada detalhe é bastante importante para o desenvolvimento de um ambiente saudável, bonito, agradável e que possua uma comida bastante gostosa e altamente saborosa.

Desse modo, é importantíssimo atentar-se para cada detalhe desse empreendimento que pode gerar altos lucros.