Cresce a audiência da Rádio durante a pandemia

Cresce a audiência da Rádio durante a pandemia

Sua empresa utiliza a rádio para anunciar seus produtos, serviços ou divulgar alguma ação promocional? Pode ser que, caso seu negócio não seja local, não caiba utilizar essa estratégia.

Se a sua empresa se trata de um comércio físico, talvez seja interessante pensar na possibilidade de anunciar na rádio. 

Detalhe: engana-se quem pensa que rádio é coisa do passado e não tem mais audiência.

É disso que iremos falar neste conteúdo. Sabia que a audiência da Rádio cresceu durante esse período de isolamento social que enfrentamos devido à Covid-19?

Pois é, segundo pesquisa divulgada pela Kantar Ibope Media, a audiência na Rádio cresceu cerca de 20% durante a quarentena. 

Na referida pesquisa, do total de entrevistados, 77% responderam que escutam o mesmo tanto ou até mais a sua rádio preferida depois que as medidas de isolamento foram decretadas. 

Ainda na mesma amostra, 20% informaram que estão escutando mais rádio do que antes da pandemia.

Assim, confira alguns dados que levam a crer que anunciar na Rádio é uma estratégia que pode alavancar seus resultados e consequentemente, aumentar suas vendas e lucro.

Credibilidade

Em função da pandemia que estamos enfrentando, os brasileiros, em geral, gradativamente buscam se manter mais informados. 

A pesquisa mostra que as pessoas procuram por informações através de veículos de comunicação onde consideram ser confiáveis, como por exemplo, no rádio e na televisão. 

Uma vez que, as pessoas estão passando mais tempo em casa, logo utilizam esses meios para se manterem informadas do que está ocorrendo do lado de fora, e consideram o rádio um meio confiável e sério para se manterem atualizadas.

Assim, além de buscar entretenimento por meio das músicas, também desejam ouvir notícias. 

Seja dentro de casa, no carro ou em algum estabelecimento, o público utiliza tanto a internet para ouvir a rádio por meio de streamings, como a antena em seus radinhos, para acompanhar suas programações favoritas.

Distração

Conforme a pesquisa da Kantar Ibope Media citada anteriormente, 52% dos entrevistados responderam que usam o rádio para ouvir músicas, 50% estão a procura de distração e 43% ouvem o rádio para se manter informados. 

Sendo que 23% buscam por notícias sobre a Covid-19 e 10% usam a rádio para ocupar o tempo livre. 

Multiplataforma

Outro diferencial apontado é a possibilidade de consumir os conteúdos da rádio em qualquer tipo de plataforma. 

Ou seja, em qualquer dispositivo, seja pelo celular através do aplicativo da rádio, ou pelo streaming de áudio disponibilizado no site da mesma, a pessoa conseguirá escutar a programação. 

Além disso, é possível ouvir de qualquer lugar do planeta. Seja no carro, em casa, no metrô, no trabalho, o ouvinte consegue acompanhar a programação da rádio, não há barreiras.

Por que anunciar na rádio?

Não é à toa que as pessoas tendem a absorver melhor o que ouvem do que o que é visto, ainda mais quando se é utilizado um jingle que fique “na cabeça” do ouvinte.

Aliás, visto que as pessoas estão ouvindo mais rádio, a chance de um anúncio ser ouvido é bem grande, até porque não tem como a pessoa “pular” o anúncio, já que a programação do rádio é ao vivo. 

Há quem use o rádio como despertador todas as manhãs e façam dele sua companhia durante todo o dia. Assim, confira algumas vantagens de anunciar nessa plataforma:

1 – Desperta a atenção do ouvinte

Você poderá escolher a duração da sua publicidade, que pode ser de 15, 30, 45 ou 60 segundos. Isso tem um grande potencial para chamar a atenção do seu futuro cliente. 

Priorize a produção de um conteúdo que desperte a curiosidade, que entretenha e gere na mente do ouvinte uma imagem sobre o seu produto ou serviço.

Busque prender a atenção do ouvinte, de forma que seu anúncio fique interessante. 

Se utilizar uma música, que seja viciante. Isto é, que grude na cabeça do ouvinte e que ele lembre da sua empresa em outros momentos do dia, através do jingle escolhido.

2 – Investir no seu anúncio

Se deseja ter retorno, não adianta anunciar somente uma vez ao dia. A rádio tem uma programação dinâmica e contém muitos intervalos. 

Dessa forma, permite receber vários investimentos, geralmente a baixo custo. 

Isso possibilita que empresas, independentemente do porte, possam fazer quantidades consideráveis de anúncios durante o dia, escolhendo o horário de acordo com seu ramo de atuação. 

Por exemplo, se for uma panificadora, talvez seja interessante anunciar pela manhã ou ao final da tarde, que é o horário que o público está saindo para tomar café da manhã ou indo comprar o lanche da tarde.

Enfim, tais fatores contribuem para fazer com que a rádio seja uma boa estratégia de marketing a ser utilizada pela sua empresa, devido ao seu exponencial alcance e audiência.

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Stream.