Conheça o funcionamento e segurança de portarias

Conheça o funcionamento e segurança de portarias

A segurança dentro dos espaços que vivemos é fundamental para que levemos uma vida tranquila. Em condomínios, onde moram inúmeras famílias, a segurança se torna ainda mais importante, e é dever das empresas que constroem e administram os prédios, prover o máximo de composições.

Assim como, contratar profissionais e adquirir equipamentos o suficiente para garantir a segurança dos moradores e também dos trabalhadores que operam nesses espaços.

Uma dessas composições são os serviços de portaria, presente na grande maioria dos prédios, essencialmente, nas edificações que abrigam um maior número de famílias.

O foco do nosso texto será em cima desse serviço. Aqui falaremos de como eles operam, quais são os equipamentos que podem compor um sistema de portaria eficiente, controle das atividades, auxílios diversos aos moradores e muito mais.

Portanto, não fique de fora e venha conferir conosco um pouco mais sobre esse importante aspecto de edifícios prediais.

Funções de porteiros

Você pode estar se perguntando se o serviço de porteiros não é apenas permitir a entrada de moradores ou visitantes nos prédios.

O serviço de portaria é contratado para uma série de questões, e os profissionais que operam nas cabines de portaria devem realizar uma série de trabalhos.

Entre as principais designações da pessoas que trabalham na portaria, temos:

  • Controle das entradas de moradores;
  • Comunicação com os moradores para permitir entrada das visitas;
  • Observação das câmeras de segurança;
  • Receber entregas e comunicar aos moradores.

Os porteiros são trabalhadores como qualquer outro, e são contratados para desempenhar essa função com eficiência. Muitos condomínios, principalmente, com constante movimentação, providenciam serviços de portarias em tempo integral, 24h por dia.

Dessa forma, há uma rotatividade dos trabalhadores que operam nas cabines de portaria, e por isso é fundamental o controle do horário desses profissionais.

Os porteiros devem sempre que entrar bater o ponto no relógio de ponto. Para isso, é importante que esse tipo de equipamento esteja sempre funcionando, e portanto, a manutenção relógio de ponto henry é uma prática que deve ser providenciada constantemente.

Tecnologia e segurança nos sistemas de portaria

Além dos profissionais que operam nessa área, existem diversos equipamentos e composições que podem aumentar a funcionalidade desse tipo de serviço, dando maior apoio aos porteiros e melhorando a segurança, principalmente, em relação ao controle de acesso.

Algumas empresas inclusive utilizam equipamentos que substituem as principais funções dos porteiros, por meio de dispositivos que possibilitam a entrada de visitantes e moradores sem a intermediação desses profissionais.

Em casos de apartamentos que não possuem esses trabalhadores, esses componentes são ainda mais presentes.

Estamos falando do porteiro eletronico, que é um tipo de sistema que funciona da seguinte maneira: visitantes tocam o interfone, pressionando o número referente ao ramal do interfone do apartamento em que ele visitará.

Dessa forma, são os próprios moradores que atendem os interfones e decidam se o visitante pode entrar ou não.

Esse tipo de sistema é utilizado, principalmente, por conta de diminuição de custos e são utilizados de diversas maneiras.

Existem prédios que usam tanto portaria eletrônica como tem um profissional operando, alguns condomínios possuem os dois, mais são utilizados em horários diferentes do dia, e em outros possuem um ou o outro sistema.

Independente do tipo de serviço oferecido, existem formas de melhorar ainda mais o controle das portarias ou portarias eletrônicas, que é por meio da utilização de interfone com camera.

Esse tipo de equipamento, naturalmente, é mais caro, mas vem apresentando sucesso no controle de acesso nos prédios.

Ao tocar o interfone, os moradores ou os porteiros podem identificar visualmente quem são as pessoas que pedem para adentrar na residência.

Essa é uma questão bastante importante de segurança, e é um tipo de equipamento cada vez mais utilizado, principalmente, nos condomínios mais modernos.

Chaveiros residenciais

Outro serviço essencial que está diretamente ligado aos trabalhos das portarias, é o serviço de chaveiro residencial 24 horas.

Muitas vezes as chaves de acesso de prédios e apartamentos sofrem com problemas, ou então moradores e trabalhadores acabam perdendo esse tipo de item.

Dessa forma, os chaveiros 24 horas funcionam para prestar esse tipo de serviço, fabricando chaves e abrindo portas com problemas, melhorando a qualidade de vida dos moradores nas residências.

Existem prédios, inclusive, que possuem sistemas de entrada mais tecnológicos, e o acesso do moradores é realizado mediante do uso de uma chave com chip, também chamadas de “tags”.

Esse tipo de chave pode sofrer com problemas nas conexões entre os chips e os receptores, prejudicando o acesso dos moradores dentro de seu próprio condomínio.

É por isso que o serviço de chaveiro 24 horas é importantíssimo, já que ele pode auxiliar essas pessoas em qualquer tipo de situação relacionada a problemas de acesso.

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>