Conheça alguns uniformes de segurança

Conheça alguns uniformes de segurança

As empresas de uniformes são extremamente requisitadas. Isso porque algumas profissões demandam que seus funcionários façam uso obrigatório de uniformes.

Pois estes são responsáveis pela identificação dos funcionários e por manter a padronização dentro do ambiente de trabalho.

Além da finalidade de identificação, os uniformes profissionais são importantes para a empresa de segurança do trabalho, que tem o objetivo de promover a proteção do funcionário.

Visando à redução de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. O bom uso dos EPIs é de extrema importância.

Para que o foco do profissional fique apenas em exercer a sua função, em fazer as atividades às quais foi contratado a fazer.

Os EPIs mais utilizados e uniformes

Algumas vestimentas são classificadas como Equipamento de Proteção Individual (Epi): luvas e mangotes de proteção e segurança, protetor auricular, capacetes de segurança e óculos ou viseiras.

Contudo, uma das mais importantes é o sapato epi, que possui a função de manter os pés do funcionário protegidos de qualquer perigo externo.

É de uso obrigatório, deve ser utilizado sempre que o funcionário estiver em ambiente de trabalho. Existem vários tipos de calçados obrigatórios.

Como a bota de PVC (um EPI de cano longo para melhor proteção da perna, utilizado em ambientes que oferecem riscos leves, é feita para manter os pés secos em lugares onde há a possibilidade de contato com água).

O sapato de segurança (com variações de cadarço ou elástico, oferece uma aparência mais casual ao trabalhador, possui a mesma função da bota de segurança).

E a bota de segurança (cano médio, confeccionada com cadarço ou elástico, oferece proteção contra quedas de objetos, impactos, danos térmicos e produtos químicos).

A utilização dessas vestimentas, torna o ambiente de trabalho mais seguro e saudável, prevenindo e evitando situações de perigo, que possam colocar os empregados e empregadores em risco.

Saiba a importância do uso de EPIs

Conforme descrito na Norma Regulamentadora Seis, é considerado Equipamento de Proteção Individual, todo acessório ou produto que tenha como finalidade zelar pela segurança do trabalhador, protegendo-o de riscos ou ameaças à segurança e à saúde.

A empresa contratante é obrigada por lei a fornecer os equipamentos de forma gratuita e tal fornecimento, deve ser feito somente depois que as medidas coletivas tenham sido concretizadas.

Os funcionários têm o dever de utilizar os equipamentos de maneira correta, caso necessário, cabe à empresa contratante realizar palestras e treinamentos para informá-los como cumprir tal tarefa.

Os contratados podem ser supervisionados pelos profissionais da segurança do trabalho, quanto ao uso correto dos equipamentos. A falta da utilização destes, pode levar o empregado à demissão por justa causa após notificações e alertas da empresa.

As vantagens da utilização do epi estão listadas a seguir:

  • Protetores auriculares: servem como abafadores de ruídos, protegendo a audição dos funcionários dos barulhos de máquinas e motores;
  • Óculos e viseiras: protegem a face e os olhos contra faíscas de soldagem, corrente elétrica e partículas de suspensão;
  • Capacetes: proteção para a cabeça contra pancadas e quedas de objetos, ajudam também a proteger contra a radiação solar e a eletricidade;
  • Luvas e mangotes: proteção para mãos e braços, as de raspa são ideais para os trabalhadores que lidam com agentes abrasivos. E as de PVC, servem melhor para aqueles que trabalham com óleo, graxa e solventes;
  • Sapatos e botas: como já foi dito acima, são ideais para proteger as pernas e os pés de perigos como derrapagens e objetos pontiagudos e cortantes;
  • Cintos de segurança ou cinturões: caso os funcionários sejam expostos a grandes alturas, devem ser utilizados para evitar quedas.

Existem outras situações em que o uso de uniformes profissionais é de extrema importância, como funcionários que trabalham em câmaras frigoríficas.

Os uniformes precisam ser resistentes a baixas temperaturas e devem manter a condição física do profissional intacta. Sem os uniformes adequados, o desempenho de simples atividades, seria impossível e prejudicaria a cadeia produtiva da empresa.

Além da questão da segurança no trabalho, o uso de uniformes profissionais é vantajoso, não só para o funcionário, mas também para a imagem da empresa, podendo aumentar a produtividade e os lucros em muitos aspectos.

Fornecedores e clientes sentem mais confiança quando são atendidos por colaboradores uniformizados, pois apresenta organização, seriedade e estabelece um padrão da marca.

Pode ser útil também para estratégia de marketing, além de contribuir de forma eficaz para a diferença da marca.