Composições para uma loja de joias e semijoias

Composições para uma loja de joias e semijoias

Você tem interesse no segmento de joias? Pretende trabalhar nesse setor abrindo uma loja especializada em vendas de joias e semijoias? Se esse é seu caso, você chegou no lugar certo. Para entrar neste setor, é preciso entender do que se trata esse produto.

Abrir uma loja de joias implica em trabalhar para um público específico, neste caso, a parte da população mais abastada financeiramente, já que as matérias-primas usadas para a confecção e produção de joias e semijoias tem alto valor de mercado.

Por isso, as ideias, o planejamento e a montagem do espaços devem ser bem pensadas, trabalhadas e executadas de maneira adequada.

Nesse texto, apresentaremos ideias e traremos dicas acerca de como compor o espaço de uma loja de joias e semijoias, a fim de garantir o maior sucesso do seu negócio para atrair mais clientes e se destacar diante dos concorrentes. Confira mais detalhes.

Elementos importantes para abrir sua loja de joias

Para abrir um estabelecimento, independente do segmento escolhido, o primeiro passo é encontrar o local ideal. Naturalmente, o sucesso de uma loja depende dessa escolha, já que quanto mais movimentada seja a rua escolhida, mais chance de alguém parar e entrar na loja.

A partir da escolha do ponto ideal, o próximo passo é passar por todos os processos burocráticos, adquirindo um terreno, um imóvel ou então através de locação de espaço comercial, que também é uma forma contratual bastante habitual para os setores comerciais.

Mediante o pagamento para o proprietário do imóvel, o responsável pela loja aloca o espaço e parte para etapa efetiva de montagem do comércio.

Ocupado o espaço, construída as estruturas e com os produtos adquiridos, as lojas estão prontas para começarem as suas vendas. As formas de atrair mais clientes para as lojas são variadas, desde ações de marketing, publicidade, divulgação online e até mesmo criando uma entrada e fachada atrativa, que chame a atenção das pessoas nas ruas.

Um componente bastante usual e eficaz na estrutura de uma fachada, é a aplicação de vitrine de vidro. O vidro é um elemento transparente, o que permite total visualização das pessoas para o interior da loja.

Além disso, nas vitrines podem estar dispostos alguns produtos vendidos no estabelecimento, informações acerca dos itens, ofertas, promoções e muito mais.

Criar uma fachada moderna, elegante e atraente é um excelente começo para atrair mais clientes e criar engajamento e fidelidade dos consumidores. Outras formas de divulgação em fachadas são:

  • Placas de alumínio;
  • Letreiros em acrílico;
  • Letreiros com luzes de led;
  • Banners promocionais.

O que vender na loja?

Falando especificamente dos itens que podem ser vendidos em uma loja de joias ou semijoias, a variedade é bastante grande. Como citamos na introdução, as matérias primas, como metais e pedras preciosas são objetos valorizados e, consequentemente, o valor desses materiais são mais elevados.

Peças como pulseiras de diamantes, anéis de brilhantes, relógios de platina, pingentes de prata e colar de ouro são itens imprescindíveis e bastante presente nas lojas desse segmento.

A preferência do cliente ao optar por uma loja específica está inteiramente ligada com o trato em relação a esses materiais e produtos, por isso essa é a parte mais importante do planejamento de uma loja de jóias.

Elementos de segurança

Além dos produtos oferecidos, o interior de uma loja deve conter equipamentos e acabamentos que deixam os clientes confortáveis e seguros. Uma opção, por exemplo, é disponibilizar maquina de cafe expresso para os clientes, para que eles tenham alguma distração enquanto observam os produtos nas bancadas.

Em relação à segurança, sistemas, como dispositivos contra incêndios, devem ser instalados de acordo com as normas estabelecidas e as licenças obtidas, como o avcb corpo de bombeiros, que atesta que a loja tem todas as ferramentas necessárias para agirem quando ocorrerem focos de incêndio nas instalações.

Por fim, é importante também que as lojas monitorem tudo aquilo que acontece no interior do estabelecimento. A forma mais eficaz de vigilância das operações nas áreas internas, mas também na entrada das lojas, é realizada por um sistema de camera de monitoramento.

As câmeras devem ser posicionados em vários pontos do estabelecimento e também na entrada, e é importante que tenha uma sala própria para o monitoramento e observação das ações captadas pelas câmeras.

Dispor de toda essa estrutura de segurança, vigilância, produtos de qualidade, elementos complementares que asseguram o maior conforto dos clientes e profissionais, é uma ótima forma de alcançar o sucesso nesse segmento comercial.