Como se portar em uma entrevista de emprego

by redator 0 Comments
Como se portar em uma entrevista de emprego

Basicamente, todo especialista em entrevista de emprego lhe dirá a mesma coisa: pesquise previamente a empresa para ter uma ideia da declaração de missão e de como ela opera. 

Além disso, pode ser uma boa ideia pesquisar o departamento em potencial em que você espera trabalhar para ver como você pode contribuir especificamente para eles.

Prepare algumas perguntas ponderadas com base na empresa e na posição.

Toda a pesquisa que você acabou de fazer sobre a empresa realmente ajudará nisso, mas você deve adaptar suas perguntas à empresa, se puder. 

E não importa o que você faça, não faça perguntas que você mesmo pode pesquisar no Google!

Imprima algumas cópias do seu currículo e também reserve um tempo para revisá-lo.

Para cada cargo ou habilidade listada, tente pensar em uma história que destaque como a experiência o ajudou a crescer profissionalmente ou como isso o tornará um funcionário melhor.

Verifique sua presença online; quando um empregador em potencial procura você.

Os 90% dos recrutadores dizem que pesquisam o candidato on-line com antecedência e 70% dos empregadores que usam o LinkedIn optaram por não contratar alguém com base em suas informações on-line. 

É melhor estar seguro e eliminar qualquer conteúdo questionável muito antes de uma entrevista de emprego.

Disponha uma roupa apropriada para a entrevista de emprego e verifique se está com o melhor visual. 

As primeiras impressões contam e, para melhor ou pior, a primeira impressão que você faz será em grande parte visual. 

Se isso também significa passar a roupa, cortar o cabelo ou aparar a barba na noite anterior à entrevista, que assim seja!

Durante a entrevista

Ouça. Esteja atento sempre que o entrevistador estiver falando, para não perder nenhum detalhe importante. 

É fácil se distrair, especialmente quando você está nervoso, mas tente respirar fundo e se concentrar no que o entrevistador está dizendo.

Você pode fazer algumas anotações se precisar se lembrar de algo, mas seu objetivo principal é ouvir.

Sempre relacione suas respostas com o motivo de você ser uma boa opção para o trabalho. 

Mesmo quando lhe perguntam sobre sua experiência de trabalho anterior em uma pista de boliche, você deve falar sobre as habilidades transferíveis que você adquiriu lá que o tornam um ótimo candidato para o trabalho de engenharia ao qual está sendo entrevistado.

Preste atenção à sua linguagem corporal. Como sua postura ou gestos com as mãos podem ser interpretados pelo entrevistador? 

Mantenha uma boa postura, faça contato visual e acene com a cabeça de vez em quando para mostrar que está envolvido. E não se esqueça de sorrir!

Da mesma forma, a linguagem corporal do entrevistador sugere se  está envolvido ou desconfortável com o que você está dizendo.

Se eles parecem estar sendo encerrados, você pode refletir sobre o que acabou de dizer e explicar melhor, se puder.

Mostre o maior respeito ao seu entrevistador em suas palavras e ações. Por exemplo, você não deseja colocar suas coisas na mesa do entrevistador ou falar sobre elas. 

Obviamente, quando você fala, não tenha medo de fazer perguntas pontuais para mostrar que você está interessado e pensou em seu futuro papel na empresa.

Após a entrevista

Depois que você passa pela entrevista, se você sente que foi bem, é um bom gesto acompanhar o entrevistador e agradecer-lhe pelo tempo. 

Você deve enviar um e-mail de agradecimento (ou talvez até um cartão de papel) dentro de um dia.

Se a empresa estiver ativa online, mantenha-se informado sobre o que está fazendo. 

Gostar de algumas de suas postagens nas redes sociais é uma boa maneira de mostrar que você está interessado na empresa.

Reserve um tempo para refletir sobre como você se saiu na entrevista e procurar maneiras de melhorar no futuro.

Aconteça o que acontecer durante suas primeiras entrevistas de emprego após a faculdade, lembre-se: o emprego certo para você está lá fora. 

E quanto mais entrevistas você concluir, mais naturais elas se tornarão e mais confiante você se sentirá na capacidade de se representar de maneira profissional.

Texto por: WNWeb