Como se organizar para montar uma pizzaria ou cafeteria

Como se organizar para montar uma pizzaria ou cafeteria

O setor alimentício é muito importante para a sociedade de forma geral, porque são as empresas e serviços dessa área que geram as mercadorias que as pessoas adquirem nos mercados ou estabelecimentos para abastecer o estoque do seu empreendimento relacionado a alimentação.

Muitos indivíduos que desejam tornar-se microempreendedores pensam primeiramente em investir no segmento de alimentos, porque é um negócio que sempre tem muita saída de produtos, partindo do princípio de que as pessoas não vivem sem comer.

Nos últimos anos, um crescimento no número de pizzarias e espaços de cafés tem criado uma gama de opções aos clientes.

Como abrir um negócio no ramo de alimentício?

A ajuda de pessoas com experiência em negócios, fazer networking para discutir ideias e explicar o que você deseja fazer é importante para a organização dos detalhes da futura empresa/comércio.

Um plano de negócios é outro ponto fundamental para qualquer tipo de negócio, pois trata-se de um documento com todas as ideias, objetivos e tipos de investimentos que precisam ser feitos.

Ter um planejamento e organização é fundamental para conseguir fazer investimentos em equipamentos, cursos e palestras para aprimoramento de pessoal, contratação de funcionários e outros itens importantes, ajudando os empreendedores a organizar muito bem o seu negócio, evitando que falte algum detalhe que faz a diferença durante o momento de trabalho.

Procedimentos burocráticos e de legalização do negócio é importante para que o dono do negócio tenha os seus direitos como empresa garantidos.

Assim, buscar informações e ter referências de um contador experiente é o primeiro passo, pois esse profissional conhece todos os procedimentos para a abertura de um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), documento que possibilita abrir uma empresa.

O contador depois de abrir o CNPJ elabora o contrato social da empresa, faz o registro na junta comercial, providencia o alvará de funcionamento, inscrição estadual e as licenças de regulação nos órgãos municipais ou estadual.

Depois de todos esses procedimentos, a pessoa pode começar com as atividades da sua empresa sem preocupações, poi, o estabelecimento estará de acordo com as leis e o empresário terá os seus direitos garantidos.

Montar uma pizzaria demanda um bom espaço e alguns cuidados que precisam ser levados a sérios. Isso porque tudo que está relacionado a produção de alimentos é fiscalizado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) órgão que verifica como é feita a produção de alimentos.

Fazer a aquisição de equipamentos em inox é uma forma de conseguir ter itens duráveis e que facilitam o processo de higiene, fator primordial para manter a qualidade dos alimentos e produtos, além de evitar problemas de contaminação, estragos e situações que podem complicar a vida do empresário.

Alguns dos itens que são usados na pizzaria são:

  • Forno a lenha;
  • Moedor;
  • Balança;
  • Geladeira;
  • Fatiador;
  • Masseira para pizza;
  • Messa para preparar as massas;
  • Pá de ferro ou madeira.

Existem outros itens que podem ser usados para garantir qualidade ao seu estabelecimento.

O café como uma ótima oportunidade de negócio

As cafeterias são uma opção de estabelecimento alimentício que está relacionado com a pura gastronomia, satisfação pessoal e a paixão por café.

Servir café exige muito estudo pois o mercado passou por mudanças, mais opções de cafés surgiram. Desse modo há modelos artesanais, gourmet ou cápsulas.

A escolha dos grãos, da água utilizada e a forma de fazer o café, sendo este produto o carro chefe do estabelecimento, é fundamental ter um cuidado especial para garantir o sucesso do produto.

Para os iniciantes, equipar o estabelecimento pode demandar muito dinheiro com a compra.

Nesse contexto, o serviço de aluguel de máquinas é uma opção interessante, com preço acessível e que ajuda o empreendedor no início da sua trajetória. Um aluguel de máquina de café pode ser a solução para conseguir os itens de excelente qualidade para o seu estabelecimento.

Os estabelecimentos que atuam no segmento de aluguel, possui muitas opções de máquinas e produtos que ajudam os empreendedores a montar o seu comércio com qualidade, preço acessível e ótimos equipamentos para fazer o melhor para o cliente.

Itens como: moedor de café, filtro de água, máquina de lavar louça, liquidificador, cafeteira, espremedor de frutas, xícaras de chá, copos, garrafa de preparo de chantilly e outros equipamentos podem ser usados na cafeteria no preparo dos cafés.

Um item muito importante no preparo de café é a Máquina de café expresso profissional, que ajuda os funcionários no preparo de cafés com o uso de máquinas ou o próprio pó.

Dependendo do modelo, proporciona  várias possibilidades no preparo de café, sem deixar de lado a qualidade, ponto fundamental em qualquer negócio.

Equipar o local com máquinas e produtos que facilitam o preparo do alimento ou bebida, cuidar constantemente da higiene e ter funcionários capacitados é o segredo para o sucesso do seu estabelecimento alimentício.

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>