Por que é importante ter um blog corporativo?

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Por que é importante ter um blog corporativo?

Mesmo com tantas opções de ferramentas de marketing digital para as empresas, saiba que o blog está mais vivo do que nunca. Mas, você sabe mesmo por que uma empresa deve ter um blog corporativo?

O blog é uma ferramenta poderosa de interação com os clientes, sejam eles consumidores finais ou outras empresas. 

Ele também pode ser considerado parte da estratégia de marketing de conteúdo conhecida como Inbound Marketing, que visa que o cliente se interesse por vontade própria pelo que a marca tem a dizer.

Um bom conteúdo de um blog corporativo pode trazer excelentes resultados para empresas de qualquer porte. Conheça então, algumas das principais razões para uma organização criar um blog corporativo:

Construir relacionamentos mais fortes

Entenda que a maioria das pessoas ainda não está pronta para comprar quando chegar ao seu site. Antes, elas precisam conhecer mais sobre você e seus produtos ou serviços. 

Um blog pode ser uma excelente ferramenta para explorar todo o conteúdo direto ou indireto que existe em torno de tudo o que a empresa faz.

Este é o blog do escritório de arquitetura Egg43 Studio. A decisão de contratar uma empresa para realizar um projeto de reforma, construção ou decoração não é fácil e imediata. 

Assim, o blog traz dicas sobre os mais diversos temas, desde como planejar uma piscina, até como realizar um isolamento térmico ou acústico.

Ganhar mais leads

Com um bom blog corporativo, a empresa pode direcionar mais tráfego para o seu site, aumentando assim seu número de leads (clientes potenciais). 

Além disso, o blog não é intrusivo. As pessoas podem interagir com seu conteúdo nos termos delas. O blog oferece ao consumidor um “alívio” bem-vindo das formas mais tradicionais de marketing.

Prestar uma melhor assistência ao cliente

O consumidor de hoje deseja um diálogo direto com as empresas. A comunicação unilateral das formas mais tradicionais de anunciar, como TV ou mídia impressa estão perdendo a força a cada dia. 

Um blog é capaz de gerar conversas. Ele incentiva os clientes a interagir com a empresa e fornecer feedback.

Ter maior controle sobre a reputação online da marca

Plataformas como Facebook, Twitter e Instagram possuem seus critérios próprios de exibição e controle dos recursos e conteúdo dos perfis corporativos.

Já o blog é diferente. A empresa tem 100% de controle sobre as publicações e comentários. Isso traz autonomia total e capacidade de gerenciar as reações de seu público.

Melhorar a visibilidade da sua empresa nos mecanismos de pesquisa

Os blogs oferecem uma variedade de benefícios em termos de otimização para mecanismo de busca (SEO). 

Através de esforços consistentes de SEO, a empresa pode melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa de forma orgânica, ou seja, sem pagar nada. 

Digamos que você tenha uma página no seu site que fale sobre marketing digital. Ao criar um post no blog sobre marketing digital, você adiciona mais conteúdo ao seu site que incorpora essa palavra-chave de destino. Isso é visto e indexado por mecanismos como o Google, fazendo com que a empresa melhore seus rankings.

Você também pode começar a incorporar frases-chave relacionadas (por exemplo, marketing em redes sociais), que podem ajudar a expandir seu alcance e direcionar tráfego de pesquisa adicional.

O conteúdo do blog também pode ajudá-lo a obter links, pois outras pessoas podem compartilhar seu conteúdo no Facebook, Twitter, LinkedIn e também em outros blogs. 

O blog da agência de marketing digital Control F5, traz diversas dicas sobre como pequenas e médias empresas podem fazer seu próprio marketing sem ter de investir muito dinheiro. 

O objetivo é que este conteúdo crie um relacionamento mais próximo com as PMEs, o que pode no futuro gerar uma parceria com a agência. 

Aumentar a credibilidade da marca

Muitas empresas investem em falar sobre si na página “Quem Somos” do site. O blog corporativo pode ser a extensão desta estratégia, mostrando seriedade e consistência naquilo que a marca realmente quer significar para o consumidor. 

As postagens de um blog corporativo devem falar do compromisso da organização em acompanhar as tendências e tudo o mais que abrange a “vida” da marca, produtos e serviços. 

A empresa Formaliza Doc oferece diversos tipos de serviços que facilitam trâmites burocráticos de outras empresas, que podem ser desde o processo de abertura ou encerramento de empresa até diversos tipos de consultoria. 

Assim, o blog trata de diversos assuntos relevantes para empreendedores, como a abertura de uma empresa individual, ou uma EIRELI, etc.

 

Fundamentalmente, o objetivo de um blog corporativo é trazer todo o tipo de informação realmente relevante que pode ser uma resposta para um problema de alguém. 

A função do blog vai muito além de uma simples propaganda. Embora seja uma ferramenta de marketing, o blog não serve para, em primeira instância, vender algo.

Ele cria relacionamentos duradouros entre marcas, informação e pessoas.

Texto produzido por Control F5 MKT