Ainda vale a pena investir em cripto moedas

Ainda vale a pena investir em cripto moedas

Nos últimos anos, muito se falou sobre investir em criptomoedas e sobre o poder dessa forma de monetização ao redor do mundo. Desde que foi criada, as moedas virtuais já atingiram valores históricos, gerando muitos lucros para aqueles que olham para elas.

Mas com tantas possibilidades para diversificar as carteiras, será que ainda vale a pena investir nessa aplicação? Pensando nisso, reunimos informações para te ajudar a responder essa questão. Confira!

O que são criptomoedas?

Para começar a refletir sobre essa possibilidade de investimento, é preciso entender o que são as criptomoedas. Elas são um tipo de dinheiro virtual em uma moeda internacional, seja dólar, real ou euro, por exemplo.

As criptomoedas são meios de troca exclusivamente em meio digital e só podem ser utilizadas em transações pela internet.

As operações dessas moedas são validadas pelos próprios usuários da rede e registradas em uma espécie de banco de dados distribuídos chamados blockchain, que contam com sistemas avançados de criptografia para proteger as transações, dados e informações.

A primeira criptomoeda a ser criada foi o Bitcoin, em 2009, que carregou grande fama desse novo mercado com objetivo de ser um sistema bancário livre, sem intermediários e descentralizado. Em 2017, o Bitcoin teve valorização de quase 2.000%.

Mesmo sendo a mais famosa até os dias de hoje, essa não é a única possibilidade no mundo das criptomoedas:

  • Litecoin;
  • Ethereum;
  • Ripple (XRP).

Os sistemas de criptomoedas contam com particularidades, mas todas são moedas de trocas virtuais que carregam características de descentralização do controle, oscilação do valor, anonimato dos proprietários e legalidade variável em cada país.

Ainda vale a pena investir em criptomoedas?

Por ser um ativo ligado à tecnologia, o consenso é que as criptomoedas seguem em constante evolução, o que ajuda em sua valorização. Quem comprou criptomoeda há alguns anos, viu seu investimento crescer mais de 30 vezes, mas também existem momentos de perdas nesse processo.

Quem comprou Bitcoin no final de 2017 e vendeu no final de 2018, teve perdas de até 80%. Mas para aqueles que comprou em 2019 e vendeu no fim do ano, acumulou ganhos em torno de 145%.

Portanto, a resposta para essa questão é: depende. Assim como outro investimento, saber se ele é bom ou não varia de acordo com o perfil do investidor.

Uma das grandes características da criptomoeda é sua instabilidade, ou seja, o modo em que ela sobe e desce é bastante acentuado comparado à outras possibilidades, afinal, não existe um “fechamento do mercado”, fazendo com que as oscilações não parem.

Isso pode ser uma vantagem para alguns tipos de investidores, mas para aqueles que não gostam de correr riscos, talvez não seja o mais indicado. É preciso entender se você está disposto a correr risco.

O Brasil vive um cenário em que a taxa básica de juros, Selic, está em seus valores mínimos e isso faz com que os investidores busquem por outros tipos de investimentos que sejam mais rentáveis.

As criptomoedas podem de fato ser investimentos com lucros altos, porém, elas devem ser analisadas com muito cuidado para que não se caia em golpes virtuais. Lembre-se que mesmo com mais possibilidades, não existem formas de ganhar dinheiro rápido e fácil e se essa for a promessa, sejam para criptomoedas ou qualquer investimento, fuja!

É preciso também ter conhecimento sobre esse investimento antes de adquirir para que ele seja um “risco consciente”. E, se você está confiante sobre a escolha, é recomendado que se use uma pequena parte do seu capital.

Começar devagar e utilizar até 5% do seu patrimônio é importante para que, em casos de perdas, seu capital não sofra de maneira abrupta. Além disso, bons investidores investem em carteiras diversificadas para diminuir a exposição aos riscos e buscar ganhos a curto e longo prazo.

Sendo assim, investir em criptomoedas ainda pode ser uma boa ideia, desde que você tenha um perfil que aceite riscos e tenha conhecimento sobre esse ativo que ainda conquista muitas pessoas ao redor do mundo.

O quanto você conhece de criptomoeda? Você já fez investimentos nesse tipo de dinheiro? Aproveite que agora você sabe um pouco mais sobre ele e reflita se elas fazem sentido em sua carteira!

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>