A importância de um ambiente empresarial organizado

A importância de um ambiente empresarial organizado

Poucas são as pessoas que conseguem viver em um ambiente empresarial que é desorganizado o tempo todo. Por mais que não haja maiores problemas em conviver com um pouco de bagunça, praticamente todos os indivíduos tendem a arrumá-la por conta própria depois de um tempo, justamente pelo desconforto que ela causa.

No caso de uma empresa, esse princípio também é válido: é essencial que o espaço de trabalho seja mantido sempre limpo e organizado.

Do contrário, além do ambiente desconfortável, a equipe pode ver-se às voltas com uma série de problemas em seu cotidiano de trabalho.

Quer aprender mais sobre a importância da organização em ambientes empresariais? Então continue lendo e confira algumas informações importantes a respeito disso:

Qual é a importância da organização?

Praticamente todos os estabelecimentos comerciais contam com um profissional da área de serviços gerais. Na prática, esse indivíduo se encarrega de manter um bom padrão de limpeza e organização no local, de modo que o ambiente esteja sempre agradável.

O motivo por trás disso é o fato de que esse não é um gasto supérfluo: trata-se de um investimento importante para o estabelecimento. Confira o porquê disso a seguir:

  1. A organização empresarial passa uma boa impressão

O escritório onde uma empresa funciona é mais do que um simples espaço de trabalho: ela também serve como vitrine do estabelecimento para investidores, clientes e funcionários em especial.

Na prática, isso significa que um espaço onde as condições de manutenção deixam a desejar fará com que o negócio como um todo sofra com uma reputação ruim, que pode lhe custar bons talentos e até mesmo bons investimentos.

Por conta disso, o investimento em organização é algo estratégico. Caso o estabelecimento não disponha de meios para contratar uma equipe que se dedique inteiramente a isso, há a possibilidade de optar pela terceirização. Nessa modalidade de contratação, o acerto é com outra empresa, que arca com custos como:

  • Mão-de-obra;

  • Produtos de limpeza;

  • Transporte;

  • Encargos sociais.

Apesar disso, o valor pago pela contratante é fixo e estabelecido em contrato. Assim, não há surpresas nem o risco de estourar o orçamento.

Vale ressaltar que o interior do escritório não é única coisa importante: também é preciso que a fachada do local esteja bem conservada.

Mais uma vez, é possível contratar uma empresa que cuide disso – ou seja, um estabelecimento especializado em limpeza predial.

Como o seu próprio nome diz, ele proverá todos os recursos necessários à higienização do exterior do edifício, mantendo-o mais bonito e fazendo com que ele proporcione uma melhor impressão aos visitantes.

  1. Um ambiente empresarial organizado é mais produtivo

Já está cientificamente comprovado que funcionários felizes e motivados produzem mais e melhor. Entretanto, o fator organização nem sempre é considerado, por mais que ele também tenha muita influência na produtividade da equipe.

Afinal, um espaço empresarial sujo, com papéis e documentos espalhados por todos os cantos e até mesmo computadores cujas pastas estejam desordenadas contribuem para que a atmosfera seja péssima, o que, por sua vez, faz com que a produtividade caia.

Assim, além de uma empresa de manutenção predial, vale a pena contratar um prestador de serviços que cuide da organização. Além das tradicionais empresas de limpeza, há um profissional em específico que pode ser de grande ajuda: o personal organizer.

Como o seu próprio nome diz, ele visita o escritório, analisa a situação atual e as necessidades da equipe e, em seguida, propõe um método de organização, além de dar dicas a respeito de como mantê-la. Assim, ele pode ser útil quando há dificuldade para manter o ambiente em ordem.

  1. A organização reduz custos

Quando o ambiente de trabalho está em ordem, a equipe não precisa gastar seu tempo para procurar documentos, ferramentas de trabalho nem outros objetos.

Como tempo é dinheiro, isso se traduz em uma redução de custos operacionais, aumentando o período durante o qual os funcionários são produtivos.

Como manter uma empresa organizada?

Estes exemplos mostram que desde fornecedores de produtos químicos à empresas de consultoria, a organização no ambiente de trabalho é fundamental.

Por mais que a contratação de profissionais ou de estabelecimentos especializados seja uma maneira de fazer com que a ordem prevaleça, esta não é a única alternativa: também é possível (e recomendado) investir na conscientização da equipe.

Afinal, quando todos os funcionários estão envolvidos na tarefa de manter o ambiente de trabalho organizado, os resultados são muito melhores.