A importância da segurança do trabalho

by redator 0 Comments
A importância da segurança do trabalho

O equipamento de proteção individual (EPI) protege o usuário contra qualquer dano físico ou riscos que o ambiente de trabalho possa apresentar, trazendo mais segurança.

É importante, porque existe como medida preventiva para indústrias que são reconhecidamente mais perigosas, como manufatura e mineração.

Deve-se saber que o equipamento de segurança fornecido no trabalho deve atender ao Regulamento de Equipamentos de Proteção Individual; e que é mais eficaz quando atende ao tamanho, ajuste e altura corretos de seu usuário.

Por isso, é importante contratar uma Empresa de fardamento para fazer os uniformes dos funcionários segundo as especificidades corretas.

Você pode estar acostumado a se encontrar em situações perigosas no trabalho, mas isso não deve ocorrer sem a devida proteção. Aqui estão 4 razões pelas quais é importante usar o EPI no local de trabalho.

Além dos EPIs, não se esqueça de verificar se a empresa para a qual trabalha disponibiliza os seguintes itens:

  • Maca de resgate;
  • Plataformas de trabalho;
  • Maquinário para evitar o trabalho de levantamento de peso;
  • Chuveiros de segurança;
  • Extintores;
  • Saídas de emergência;
  • Treinamento em caso de incêndio e acidentes.

1. Impede que você seja responsabilizado por seus próprios ferimentos

A decisão de um indivíduo de não usar EPI, independentemente do fato de que eles foram fornecidos pelo seu empregador, pode prejudicar o próprio funcionário em ações judiciais.

Uma doença no local de trabalho ou lesão séria recai sobre o indivíduo que se negou a usar o EPI, mesmo sendo uma simples bota de segurança que poderia ter preservado os seus pés.

Isso varia de caso para caso, mas o uso fiel de todos os EPIs fornecidos no trabalho é a melhor maneira de garantir que, caso uma lesão ou doença ocorra diretamente, seu empregador absorva a responsabilidade total. Mesmo para aqueles trabalhos que “levam apenas alguns minutos”, você nunca deve se negar a usar EPI.

Ser considerado parcialmente responsável em um tribunal por sua própria doença no local de trabalho ou ferimentos por não usar EPI é o pior cenário possível.

Como funcionário, você deve ser totalmente instruído sobre qual equipamento é exigido para determinadas tarefas e o que deve ser protegido.

Se esse não for o caso, você não deve ter medo de entrar em contato com um gerente, com o departamento de RH ou o setor de medicina do trabalho.

2. Condições de longo prazo podem resultar de uma falha em se proteger

Sentir-se bem no final do seu turno não passa pelo fato de que você protegeu adequadamente o seu corpo. A exposição a diferentes produtos químicos e compostos no trabalho pode ter efeitos a longo prazo em seu corpo.

Os atuais regulamentos de segurança exigem que aqueles que trabalham com amianto usem EPIs específicos, por exemplo, e que tomem banho e mudem de roupa antes de deixar o local de trabalho. Mas antes da regulamentação moderna, não havia uma conexão entre exposição ao amianto e o diagnóstico de uma câncer raro: o mesotelioma.

Portanto, muitos dos casos de mesotelioma tem a ver com a falta de EPI. Os trabalhadores devem aproveitar o conhecimento médico sobre os fatores de risco que se tem hoje e usar EPI para salvaguardar sua saúde e bem-estar.

3. Segurança para os seus olhos

Óculos de segurança são provavelmente uma das formas mais comuns (e eficazes!) de EPI. Isso ocorre porque qualquer substância, corrosiva ou não, e qualquer material, afiado ou não, pode ser perigoso quando entra em contato com os olhos.

Como 61% das lesões oculares ocorrem em trabalhos de fabricação, construção ou comércio, é importante reconhecer que existem diferentes tipos de óculos de EPI disponíveis para diferentes situações.

Não tenha medo de perguntar ao departamento de PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) sobre como atualizar seus óculos.

4. Aumenta a qualidade do seu dia de trabalho

Itens de EPI, como correias de peso, oferecem estabilidade para tarefas que exigem exercícios pesados, e podem ser a diferença entre ter que ir trabalhar com músculos tensos no dia seguinte ou não. Além disso, devem ser tomadas medidas para evitar lesões básicas de queda — como o Ponto de ancoragem nr 35.

Enfim, todos os trabalhadores devem se sentir confiantes para questionar a eficácia do EPI fornecido e se sentirem informados sobre os padrões que precisam ser atendidos pelo equipamento. Pense nisso!