5 grandes resultados já alcançados na gestão de uma indústria

5 grandes resultados já alcançados na gestão de uma indústria

Gestão é fundamental para todo tipo de estabelecimento. Este é um fato, seja uma loja, um restaurante, uma fábrica ou uma residência, a boa gestão é o que mantém tudo funcionando.

Uma empresa é como uma máquina que precisa ter todas as partes funcionando bem. A gestão industrial é a encarregada de observar as engrenagens, lubrificar a máquina e corrigir qualquer tipo de problema.

Afinal, se a empresa é desorganizada, é como se a máquina estivesse funcionando sem óleo. Ela pode até funcionar, mas nunca atingirá seu potencial máximo, e pode pifar a qualquer hora.

Gestão ruim acaba tornando o sistema da empresa ruim

Negligenciar a gestão da empresa é um dos piores erros que se pode cometer. Principalmente no setor industrial onde se trabalha, geralmente, com grandes demandas, grande número de pessoas e maquinário pesado.

Uma empresa com uma gestão ruim, não consegue progredir e, ainda que tente, fica presa no mesmo lugar; isso quando não regride.

Se a sua empresa possui alguns desses problemas, seu problema pode ser a gestão:

  • Problemas para calcular custo de produção;
  • Problemas para definir preço de venda;
  • Planilhas não confiáveis;
  • Relatórios mal feitos;
  • Informação não centralizada;
  • Setor financeiro em desordem;
  • Entre outros.

Esses são problemas muito comuns em algumas empresas e, ainda que, geralmente, a primeira reação seja culpar o funcionário, é possível que o problema esteja no gestor.

Como melhorar a sua gestão

Vejamos alguns dos resultados reais que uma melhora na gestão pode fazer na sua empresa.

1. Realocação de colaboradores

Colaboradores e maquinário parados não são bons para a empresa. Enquanto há colaboradores sem serviço em um setor, há déficit de colaboradores em outro setor, isso significa uma falha na gestão de pessoal.

Digamos que em uma área onde se processa a borracha, em uma fábrica de Correia dentada, tenha colaboradores demais em metade do expediente e, ao mesmo tempo, a parte que cuida do carregamento, está sem pessoal.

A realocação dos colaboradores deve ser feita, conforme a necessidade aparecer. Dessa forma, não haverá máquinas e colaboradores sem função, no espaço.

2. Redução do desperdício

Ao fazer o cálculo da produção de uma fábrica, levando em conta a taxa de desperdício, muitas vezes se chega à conclusão de que o desperdício pode ser diminuído de maneira simples, por vezes adotando medidas de controle e/ou repensando a produção para que se tenha um melhor aproveitamento do material.

Ainda há a possibilidade, de vender ou reaproveitar o que sobra, dependendo do produto.

Se as aparas de Borracha, de nossa fábrica fictícia, pudessem ser usadas para a confecção de outro produto como borracha esponjosa ou algo semelhante, isto seria o ideal.

3. Diminuição do tempo de atraso na passagem de informação

Os pedidos não podem sumir, ou ficar presos em algum setor. Saber exatamente onde está a informação e fazê-la chegar ao setor que deve chegar é muito importante para o processo como um todo.

4. Diminuição dos prazos para o cliente

Com a gestão da produção é possível diminuir drasticamente o tempo de produção para que a encomenda chegue ao cliente mais rapidamente.

Se uma empresa que vende conjunto motobomba demora muito para entregar os pedidos, o problema pode estar nos processos internos de papelada e organização, e não no maquinário.

Ter os gastos bem definidos e administrados é um dos passos conquistados por uma boa gestão, que faz grande diferença em toda empresa.

5. Gestão de gastos desnecessários

Os gastos precisam ser bem calculados para que não haja gastos desnecessários. Se sua fábrica produz caixa de contenção com grade, o número de grades produzidas tem que fechar com o número de caixas.

Do contrário você enfrentará o problema de ter peças excedentes em estoque. E o dinheiro gasto para produzir essas peças está saindo diretamente do caixa da empresa.

A gestão de produção é uma das partes mais necessárias na administração da empresa, porque, de fato, permeia todas as outras áreas.

Além de um bom planejamento, toda empresa precisa de um acompanhamento, para que se possa constatar as medidas efetivas e corrigir as medidas que falharam.

Ainda que o planejamento não possa ser deixado de lado, lidar com os problemas e as partes que não obtiveram êxito, de maneira a realinhar o curso, é mais importante do que esperar que tudo ocorra 100% como o planejado sempre.