4 benefícios inovadores que as empresas devem oferecer em 2021

by redator 0 Comments
4 benefícios inovadores que as empresas devem oferecer em 2021

As empresas que desejam prosperar devem, além de oferecer treinamento adequado, espaço seguro e uma via de comunicação aberta entre RH e colaboradores, pensar em formas de diminuir o turnover (que é, de forma bastante simplificada, a rotatividade de funcionários).

Se o turnover está muito acima do esperado, é preciso compreender o que tem causado a saída de tantos colaboradores – e, por consequência, a perda de talentos que certamente farão falta. Geralmente, as entrevistas feitas com funcionários após a sua saída têm muito a revelar sobre os motivos do desligamento.

Quando um problema é identificado, cabe ao RH tomar providências para que outros colaboradores não padeçam do mesmo mal. Resolvendo-se as questões que causam insegurança e instabilidade, a tendência é que as coisas fiquem mais brandas e haja diminuição no turnover.

Vale, além disso, pensar em formas de manter o colaborador ativo, sempre motivado e disposto a fazer carreira dentro da companhia. Para tal, entram em cena os benefícios corporativos, como a possibilidade de home office em dias específicos (ou sempre, como tem acontecido bastante), previdência corporativa, entre outras coisas.

A seguir, listamos os benefícios inovadores que, acreditamos, devem ser oferecidos pelas empresas nos próximos anos. Confira.

Previdência corporativa: como funciona nas empresas?

O brasileiro não tem o costume de investir ou de guardar dinheiro – pesquisas recentes revelam que apenas uma parte pequena da população tem reserva de emergência ou se preocupa em fazer dinheiro com aplicações.

Com a Reforma da Previdência, no entanto, cada vez mais pessoas têm se preocupado em garantir novas fontes de renda para a melhor idade. Assim, saem na frente as companhias que oferecem planos de previdência empresarial.

Existem quatro tipos principais de previdência privada empresarial (as quais também podem ser PGBL ou VGBL), que são: aberta, fechada, averbada ou instituída. Cada um dos tipos possui características específicas e a escolha do formato a ser praticado é da companhia que contrata ou facilita o serviço.

Medidas que visem aumentar o bem-estar nas empresas

O estresse é um grande problema dentro do ambiente corporativo: pessoas estressadas, além de mais propensas a desenvolver problemas emocionais e de saúde como um todo, tendem a produzir menos e a ter dificuldade para dialogar com os colegas.

As empresas que desejam oferecer diferenciais devem pensar em maneiras de facilitar o acesso dos colaboradores a medidas de bem-estar individual e coletivo. 

O que isso significa, na prática? Plano de saúde e plano odontológico, que sempre fizeram parte de um bom pacote de benefícios, devem permanecer, é claro, mas podem ganhar um acréscimo. Parcerias com centros de meditação, escolas de yoga e massoterapeutas têm figurado como adições interessantes.

Além disso, a empresa deve pensar em criar atividades diferenciadas, com certa frequência – talvez uma vez no mês, sempre na primeira segunda-feira, por exemplo. 

Dias de ginástica laboral, um café da manhã mais caprichado, uma aula de yoga coletiva e até um dia de quick massage (quinze minutinhos por colaborador!) podem aumentar a autoestima do funcionário, gerar mais produtividade e diminuir o cansaço e a exaustão mental.

Investimentos acadêmicos

Algumas companhias têm oferecido aos funcionários cursos de pós-graduação ou MBAs em áreas que podem dialogar com as suas funções ou que colaboram para o seu crescimento pessoal (e, por consequência, para o crescimento da empresa).

Trata-se de uma vantagem imensa, especialmente porque as mensalidades de cursos de especialização tendem a ser muito altas. Por essa razão, diversos profissionais talentosos perdem a oportunidade de se tornar ainda mais capacitados.

Os investimentos na educação do funcionário podem também ultrapassar a questão da academia: cursos de gestão, eventos voltados para o desenvolvimento de comunicação não-violenta, aulas de PNL e até estudo de línguas estrangeiras também podem ser oferecidos (e, geralmente, são muito bem recebidos).

Há também a possibilidade de dar descontos para colaboradores que desejarem ingressar em outros cursos interessantes para a função que desempenham. Um funcionário que sente que tem a confiança da empresa tende a valorizar mais o seu papel na organização e a produzir de forma mais assídua.

Vale-cultura

O nome é curioso, mas certamente já chamou a sua atenção. O vale-cultura nada mais é do que oferecer uma verba extra para que os colaboradores possam comprar livros, participar de eventos culturais ou comprar ingressos para peças teatrais, shows ou filmes.

Caso a companhia não queira disponibilizar o benefício como verba de fato, sempre há a possibilidade de fazer parcerias com grandes livrarias e casas de show, por exemplo, e garantir um número específico de cortesias, descontos e vantagens para os seus funcionários.